terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A origem do mito da alma

-->
Cupido e Psiquê de Jacques-Louis David

Quando eu estava no ensino médio no tempo que aquilo se chamava ensino médio eu tive uma professora muito cativante de português que sempre contávamos historias incompletas, nos aguçando a vontade de ler o fim. Ao final da aula era uma corrida para biblioteca, ela desenvolveu em nós o gosto pela leitura, as vezes cabulávamos aos outras aulas para ficar lendo na biblioteca.
Ela iniciou uma historia que vou contar aqui para vocês.
_ A filha mais nova de três filhas de um rei era muito bonita, e sua beleza chamava a atenção de muitos, e para azar da jovem também chamou a atenção de Afrodite que sentiu muita inveja de tamanha beleza.
Afrodite como boa mulher revanchista envia seu filho Eros (Cupido) para faze-la se apaixonar pelo homem mais feio que existisse no mundo, mas ao ver sua beleza Eros se distrai e se fere com sua flecha assim se apaixonando por Psique.
Eros trama um plano para o pai d psique deixar la sozinha abandonada aos pés de um monte, lá adormeceu. Sendo levada a um castelo magnifico por Eros para desposa-la.
Eros não mostrou quem era, se mantinha escondido pelo escuro, as irmãs de Eros disseram a Psique que ele era um monstro por isso escondia sua face, que deveria olhar seu rosto quando adormecesse.
Durante a noite quando Eros adormeceu Psique  tomada de temor e curiosidade pegou uma lamparina e foi olhar o rosto de seu marido, e não era um monstro ra um deus tão lindo que ela ficou distraída olhando até que cai uma gota de óleo da lamparina no ombro de Eros, ele acorda enraivecido pela desconfiança de Psique e vai embora. Nesse exato momento o mundo magico de Psique desmorona, tudo a sua volta some e ela volta a casa de seus pais.
Depois de tentar tirar sua vida Pan lhe apareceu e lhe aconselhou que tentasse reconquistar Eros.
Psique saiu por todos os cantos da terra a procura de Eros, encontrou Demeter em seu tempo que a aconselhou a render cultos a Afrodite, assim Psique fez.
Afrodite recebeu Psique com ira e lhe deu uma serie de tarefas para cumprir, em todas ela se saiu bem com diversas ajudas que surgiram no caminho, chegando a ultima e mais difícil tarefa Afrodite lhe pediu que descesse ao mundo inferior e pedisse a deusa Perséfone um pouco de sua beleza.
Ia atirar se de uma torre alta para tentar chegar ao sub mundo (mundo dos mortos), porem antes de se atirar a torre lhe murmurou como entrar no reino de Hades e como se livrar das perigosas armadilhas.
Psique conseguiu uma caixa dada por Perséfone com sua beleza com instruções de não abrir, pois a beleza dos deuses não cabe aos olhos mortais.
Ao retornar com a caixa Psique tomada pela curiosidade abriu para espiar a caixa e nesse momento viu que fora enganada, l anão estava a beleza da deusa e sim um sono terrível, tal sono se apossou de Psique que adormeceu.
Eros sabendo do ocorrido voou ao socorro de Psique, colocando o sono de volta na caixa e salvando sua amada. Lembrou a Psique que seu mal era a curiosidade , mas que por ter cumprido as tarefas podia se apresentar diante de Afrodite.
Eros pediu a Zeus auxilio para apaziguar a ira de Afrodite, feito isso Eros casou se com Psique e tiveram um filho chamado Voluptas.

Essa é a personagem escolhida para nomear o que podemos chamar de alma, psique é nossa alma é o que ocorre em nossa mente, a junção de Eros e Psique conta um mito sobre a junção do amor em nossa alma. Alma é onde ocorrem nossas inquietudes, medos angustias, todas as angustias que Psique passou, a curiosidade que Psique tinha o amor, tudo um fruto de nossa alma.

Texto feito por Simone Helena Cunha  estudante de biomedicina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário