sábado, 15 de dezembro de 2012

Possivel origem da depressão

-->
Até a pouco tempo se acreditava que não existia uma renovação dos neurônios, em 1998 esse mito foi derrubado e criou se a teoria neurogênica (neuronios nunca param de se produzir), o nascimento dos neurônios é bem ativo durante a fase pré-natal continuando por toda vida só que cada vez em escala menor, isso seria uma importante descoberta para a cura de algumas doenças com Alzheimer. A neurogênese ocorre no hipocampo e ventrículos (que são cavidades preenchidas por fluidos) depois migrando para o bulbo olfatório (sim tem haver com o cheiro que o nariz sente).
Esses estudos voltou os olhos para as pessoas depressivas e por isso hoje a Psique veio por a neurogênese no divã.
Quando falamos em depressão temos os nossos olhos voltados para a serotonina, pouca coisa se sabe sobre a depressão, porém se sabe que existe uma relação entre a deficiência na produção de serotonina e a depressão. Algumas experiências realizadas em ratos demonstrou que com a administração de fluoxetina em pouco tempo a química do cérebro já estaria estabilizada, contudo só se nota um efeito desses medicamentos antidepressivos após um mês de uso, um mês é o tempo que leva para a produção dos neurônios, observou se que em pessoas depressivas ou em casos de aumento no estresse a atividade neurogênica fica muito baixa ou inibida. Com isso vemos que além de químico a depressão pode ser um problema físico.
Em 2001 uma nova experiência feita em ratos mostrou que se fosse bloqueado o nascimento dos novos neurônios os antidepressivos não fariam efeito, mostrando assim mais uma vez a relação entre a produção dos neurônios ao estado depressivo.

Os fatores ambientais interferem na estrutura cerebral, traumas, estresse tensões, ansiedade isso tudo pode modificar a estrutura do cérebro fazendo com que diminua a produção dos neurônios, isto pode desencadear a depressão em alguns indivíduos, porem isso não deve mexer somente com a neurogênese ou a serotonina, talvez isso mexa com varias outras estruturas e químicas cerebrais como glicocorticóides, cortisol, dopamina, noradrenalina entre outros.

Porém existe uma coisa que eu noto em pessoas depressivas (isso é uma opinião muito pessoal), acho elas mais criativas e talvez até mais inteligentes, podemos notar isso nas artes, na literatura (um dia escreverei sobre isso aqui), as melhores obras foram feitas por pessoas com alguma alteração no seu psicológico, se for assim realmente seguindo minha linha de pensamento como pode pessoas tão brilhantes  como Vincent van Gogh produzirem coisas belas justamente quando seus neuronios estiveram em baixa?

 Não sei até que ponto essas pesquisas estão perto de descobrir o que realmente é a depressão, se a depressão causa todos esses fatores no cérebro ou essas alterações que causam depressão. Bom eu não sei, espero um dia descobrir, porém se alguém souber de algo pode me contatar aqui pelo blog ;)

Texto feito por Simone Helena Cunha  estudante de biomedicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário